Se você sofre desse mal, e quer entender porque isso acontece, nesse artigo vamos falar das principais causas da insônia. E também apresentar algumas dicas para você dormir melhor.
Hoje em todo o mundo, uma das doenças mais comuns que as pessoas sofrem é o da insônia. Só aqui no Brasil, mais de 73 milhões de brasileiros sofrem desse mal. Não só as pessoas de idade, mas os jovens também.
Leia mais: 7 dicas simples para dormir melhor
Isso, porque o dia a dia de hoje anda muito corrido, e dormir as 8 horas recomendadas é quase impossível.
Os tipos de insônia.
Insônia é um distúrbio que prejudica as pessoas, de forma que elas não conseguem dormir, ou dormir pouco. Quem sofre desse mal, acaba não descansando, e passa o dia cansado, irritado e disperso.
E esse problema deve ser considerado sério, pois quem sobre de insônia ao longo do tempo, pode ter complicações futuras. Os problemas que podem aparecer, são: Excesso de peso, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.
Existem 2 tipos de insônia: A insônia aguda e a crônica.
A insônia aguda tem como característica a dificuldade em pegar no sono, mediante alguma situação de estresse ou preocupação. E não acontece com muita frequência.
A crônica é muito comum nas pessoas de mais idade. E neste caso, a falta de sono perdura por mais tempo. A pessoa pode ficar noites em claro, e ficar muitos dias sem conseguir dormir direito. Aqui no Brasil, a insônia crônica já é considerada um problema de saúde pública.
Leia mais: Como escolher colchão
Quais as principais causas da insônia?
Existem muitas situações que podem causar a insônia, mas isso varia de pessoa para pessoa.
É comum essa doença acometer pessoas de idade, mas o número também tem crescido entre os jovens.
O que os especialistas tem observado, é que nos dias de hoje a população sofre muita pressão, e a vida agitada também contribui.
Existem algumas causas, que são as mais conhecidas por influenciar na falta de sono, veja:
- Ansiedade
- Estresse
- Problemas de saúde
- pequenas atitudes diárias que prejudicam o sono.
Ansiedade:
Muitas pessoas entendem por ansiedade, aquela “expectativa” para que algo aconteça ou que vai acontecer. Porém, existem pessoas que sofrem realmente com a ansiedade.
Sofrem por antecedência sobre algo que ainda nem aconteceu, ficam preocupadas constantemente que algo dê errado. E se fecham nesse problema, que na realidade nem existe, e nem sabe se vai existir.
Por viver nessa ansiedade, muitas pessoas perdem o sono e não conseguem dormir.
Estresse:
Hoje a vida do brasileiro não está fácil, é muita correria, e pouco tempo para fazer muitas atividades. O estresse pode ser por causa do trabalho, de um relacionamento, problemas na família. Enfim, são inúmeros motivos.
E esse estresse pode ocasionar a insônia, e isso vira uma bola de neve. Porque a pessoa não dorme porque está estressada, e fica mais estressa por não conseguir dormir.
Problemas de saúde:
A insônia também pode surgir através de doenças e dores crônicas.
Doenças como, câncer, artrite, doença de Parkinson, insuficiência cardíaca, entre outras podem tirar o sono.
Pequenas atitudes diárias que causam insônia
- Consumo de bebidas alcoólicas prejudicam e alteram os ciclos do sono desregulando a qualidade do repouso.
- Ir para cama com aparelhos eletrônicos . Quando ficamos exposto a luzes brancas nosso cérebro tende a confundir que ainda esta de dia e seu corpo deixa de produzir melatonina hormônio que regula o sono. Por este motivo deixar o celular longe da cama é uma excelente dica.
- Consumir produtos com cafeina e afins durante a noite. Os estimulantes como cafeina e produtos energéticos tendem a ficar em nosso organismo entre 4 a 8 horas dificultando a pegar no sono no horário do descanso. Devido a isso se você adora beber este tipo de bebida aconselhamos a não consumi-las no período que antecede o sono.
Dicas para dormir melhor.
Se você percebeu os sinais de alerta como, falta de rendimento no dia, cansaço e irritabilidade, você precisa buscar ajuda. A primeira coisa a ser feita, é consultar o médico, e verificar se é mesmo insônia que você sofre.
Mas existem algumas dicas que vão te ajudar a dormir melhor. Siga essas recomendações, e você vai perceber uma melhora na sua situação.
- Evite bebidas estimulantes
- Esquive de aparelhos eletrônicos antes de dormir
- Evite bebidas alcoólicas
- Tente dormir sempre nos mesmo horário
- Leia um bom livro
- Pratique atividades físicas
- Utilize técnicas de respiração e meditação.
Leia mais: Tipos de colchões
Referencias:
https://drauziovarella.uol.com.br/
http://nomundogratis.com.br/
Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo. Quero ler mais o contéudo top de vocês muito obrigada