O sono das crianças nem sempre é tão qualificado quanto deveria ser. Sendo assim, muitas crianças encontram sérias dificuldades para dormir, e as mamães, em busca de mais qualidade de vida para seus filhos estão sempre em busca de dicas para dormir melhor.
Leia mais: Densidade de Colchões
Além disso, quando uma criança não consegue dormir de forma adequada, isso afeta muito a qualidade de vida dos pais, influenciando na sua rotina de trabalho e no seu meio social.
Neste artigo,nós do Dicas de Colchões traremos dicas para dormir melhor que influencia diretamente no sono das crianças. Leia até o fim para entender quais são elas.
5 Dicas para ajudar o sono das crianças
- Determine o Local e o horário em que a criança deve dormir
- Acabe com todos os medos da criança
- De autonomia à criança
- Não de comidas pesadas à noite
- Passe um tempo com seu filho(a)
1 – Determine o local e o horário em que a criança deve dormir
Muitas mamães e papais não se atentam ao fato de que uma criança precisa ter limites desde muito pequena, e que tais limites são importantes para a qualidade de vida da criança.
Um destes limites está exatamente no fato de delimitar o local e o horário que a criança vai dormir.
Essa dica para dormir melhor se torna um hábito na vida da criança que os poucos consegue sentir sono no mesmo horário, criando poucos problemas aos pais.
2- Acabe com todos medos da criança
O sono da criança pode ser prejudicado quando a mesma tem medo. Assim, é preciso que os pais consigam achar meios de fazer com que eles aos poucos vão desaparecendo.
Por exemplo, se a criança tem medo da total escuridão, por que não deixar uma pequena luminária acesa, garantindo que o quarto tenha luminosidade?
3- Dê autonomia à criança
Esta é uma dica para dormir melhor que talvez você nunca tenha pensado: você precisa de alguém ao seu lado para que você possa dormir, velando seu sono?
Caso precise, papai ou mamãe, é preciso buscar tratamento.
O ser humano precisa ter autonomia para dormir, isso quer dizer que ele precisa conseguir adormecer sem nenhum estímulo. Assim, o sono da criança deve ser estimulado de forma que ela consiga adormecer sem que você precise pegá-la no colo ou permanecer no quarto.
Por isso, quando a criança reclama de sono, você pode mostrar a ela o quarto levando-a até lá, e aos poucos deixando que ela adormeça sozinha, sem a ajuda de estímulos.
Do mesmo modo, quando a criança acorda no meio da noite e vai para cama dos pais, o ideal é fazer com que ela retorne à sua própria cama. O pai ou mãe deve permanecer com ela ali durante um tempo, fazendo com que ela pegue no sono.
Assim, a criança aos poucos vai entendendo que quando acorda no meio da noite, não precisa ir para o quarto dos pais para que volte a pegar no sono.
4- Comidas muito pesadas à noite o grande vilão do sono das crianças.
Assim como os adultos tem dificuldades para dormir de barriga cheia, o sono criança é afetado por esse mesmo motivo.
A dica para dormir melhor é que se a criança tem uma horário para dormir às 20 h, o ideal é que o seu jantar seja servido às 18 h.
5- Passe um tempo com o seu filho(a)
Muitas vezes a criança deseja dormir com os pais, ou acorda no meio da noite com a vontade de permanecer perto deles pois sente sua falta.
Portanto, o ideal é que todos os dias você separe pelo menos 1 hora do seu dia para dar atenção total ao seu filho. Assistir um filme juntos, passear, analisar as tarefas da escolinha, perguntar como foi seu dia, enfim, fazer com que a criança perceba que aquele tempo é só dela.
O sono das crianças não será só melhor, mas seu filho se sentirá muito mais amado.
Gostaram tem muito mais artigos sobre sono em nosso site
Leia mais: 7 dicas simples para dormir bem
Leia mais: Quer dormir bem? faça atividades físicas