Garantia de colchões no Brasil

Garantia de colchões no Brasil

A garantia de colchões é uma incógnita no Brasil, e é por isso que o Dicas de Colchões vai te ajudar!

Garantia de colchões

Qual é a garantia de colchão?

De acordo com código do consumidor, todo produto tem a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis.

Como colchão e o Box se enquadram nesta categoria, você tem assegurado esse período mínimo de garantia por qualquer empresa.

Existe também a garantia contratual, em que o fabricante, ou fornecedor, acrescenta o tempo de garantia por vontade própria. Porém, pode ser que nem todo item tenha esse tipo de seguro.

Leia mais: Como escolher seu colchão em lojas de rua

Como funciona a garantia de colchões.

A vigência inicia com emissão da nota fiscal, com o prazo e condições estabelecidos pela empresa, no termo de garantia.

Hoje a maioria do mercado colchoeiro oferece para seus clientes apenas 1 ano de garantia.

Importante ressaltar durante a pesquisa na escolha de seu colchão, ler atentamente os tópicos relacionados aos itens cobertos pela garantia.

Existem mais de 15 tópicos que excluem a troca ou assistência de seu colchão.

Entre eles limpeza, conforto, mudança de endereço e principalmente em relação a etiqueta.

Sim a retirada de uma etiqueta pode invalidar totalmente a garantia mesmo que esta etiqueta não tenha serventia nenhuma no seu uso, este rotulo é perdida com muita facilidade entre as trocas de lençóis.

Mas porque a garantia dos colchões diminuíram?

Infelizmente,os colchões não fogem à regra do conceito de obsolescência programada, em que os fabricantes produzem já pensando em forçar o cliente a adquirir a curto prazo uma versão mais atualizada do mesmo produto.

Hoje não podemos acusar as fabricantes, pois as empresas juram não utilizar desse conceito.

Contudo, percebemos na vivencia que este conceito já vem sendo aplicado há pelo menos uma década.

Em algumas marcas internacionais, por exemplo dos EUA, a garantia é variável de 1 a 10 anos. No Brasil se limitam a 1 ano para todos os produtos nesse mercado.

Os mais saudosistas irão lembrar de propagandas de colchões como Trorion, Ronconi,  as  3 maiores fabricantes atuais, entre outros, que asseguravam a garantia de 10 a 12 anos de seus produtos.

Hoje isso já não existe.

garantia de colchões

Algumas marcas ainda estendem a garantia para 5 anos, entretanto colocam algumas ressalvas.

Dentro desse período, os tecidos seguem com apenas três meses, a espumação (pillow e matelasse) de 1 a 3 anos, e apenas as molas tem a garantia maior, o que já é uma vantagem sobre as concorrentes.

✔ Algumas lojas utilizam a fakenews de que o Inmetro estabeleceu esta atribuição de garantia de um ano, mas são conscientes de que alguns produtos só vão durar o tempo estabelecido pela garantia.

Veja o caso dos antialérgicos e anti-ácaros, em que a aplicação só irá durar no produto o período de um ano ou menos.

Mas essa informação na hora da compra é bonita, porém sabemos que o anti-acaros não tem muita eficácia depois dos 6 meses.

Garantia VS Vida útil dos colchões.

Cuidado para não confundir garantia do colchão com vida útil do produto.

Todos os colchões têm que vir com certificado de garantia anexo ao colchão.

Antes de comprar, verifique o certificado do seu produto e guarde a nota fiscal, pois são os dois comprovantes que atestam seus direitos como consumidor.

A vida útil de um colchão se dá a muitos outros fatores, como o uso adequado de roupa de cama, peso das pessoas e arejamento.

Os produtos oferecidos com dupla face, provavelmente terão uma vida útil maior, justamente pela possibilidade de revezar as faces, sem sobrecarregar e assim, evitando um desgaste maior em uma única face.

✔ Vale lembrar que bons descontos exigem alguns sacrifícios.

As garantias de tecidos não são aplicadas para colchões adquiridos de mostruário.

Verifique atentamente se o colchão não tem avarias antes de leva-lo para casa, pois assim que entregue, você já não tem mais o direito a reclamação. 

Verificar o certificado de garantia do seu colchão é a melhor prevenção.

Garantia legal vs garantia contratual do colchão.

Como dito anteriormente, você tem 90 dias de garantia legal, esta garantia você nem precisa de advogado, qualquer órgão de proteção ao consumidor pode te ajudar.

Já a garantia contratual você precisa se atentar aos tópicos relacionados como, tecido, espuma e molas.

Cada um tem um certo período, para reclamar.

Algumas empresas dão garantia de 1 ano para todos os componentes, mas a maioria para tecido apenas 90 dias.

✔ Mau uso e principalmente colchões que afundam, mas não estão dentro do afundamento permitido é difícil você se assegurar seus direitos.

Todo colchão pode ceder até 10% do tamanho original. Portanto quanto maior o colchão, maior o buraco permitido.

Fique atento.

Qual o futuro dos colchões?

Atualmente marcas como Zissou e Guldi empresas no formato Bed in a Box tem oferecido 5 anos de garantia para seus clientes vale a pena conferir as startups que fazem sucesso no mercado de colchões.

Pelo que pudemos acompanhar a garantia destas empresas não há asteriscos que induza o cliente achar que a garantia é total e depois de alguns anos descobrirem que a garantia era parcial como a maioria das fabricantes.


Postagem Instagram semana do consumidor

✅A 4ª dica de como escolher colchão é a GARANTIA, se você realmente quer saber quanto tempo seu colchão irá durar, leia o certificado de garantia. Existe uma diferença entre Vida útil ? garantia, ler o certificado você irá encontrar muita inconsistência em relação as propagandas!
. ✔Neste certificado você encontra informações que muitos vendedores não lhe contam, como troca por conforto ou a lei que permite o afundamento do colchão e principalmente a diferença entre garantia total e parcial das máterias primas.
. ⛔Uma fake news muito disseminada é que o Inmetro e a ABICOL determinaram a garantia máxima de um ano!
. ?Alguém ja viu um Recall de colchão? Colchão é um produto que sofre influência de temperatura, umidade e armazenamento e pode ter alguns vicios ocultos como qualquer outro produto, Por isso a garantia é o unico documento que lhe dá poderes em relação as empresas. Todo produto está passivel de erro e minimizar este risco é fundamental.
. ?Uma dica coloque nas redes de pesquisa (google) :Reclame Aqui + “Marca do seu colchão” + garantia de 1 ano. .

Você verá a magica de quantas reclamações de pessoas leves que acreditaram na “garantia” de 10 anos se decepcionarem com a garantia verdadeira.
. ?Nos EUA as empresas tem dado garantia de 10 a 20 anos portanto verifique sempre o documento escrito pois quem dá a garantia é a fabrica dificilmente será o vendedor.

#consumidor#semanadoconsumidor#colchao#colchoes#dormirbem#saude#dicasdecolchoes#garantia

Postagem Instagram sobre garantia de colchões na semana do Consumidor


Esperamos ter ajudado novamente a escolher seu colchão.

✔ Lembrem-se da dica mais importante do artigo:

Garantia é diferente de vida útil de colchões.

Você vai gostar também:

Siga nosso facebook : facebook.com/dicasdecolchoes

Array
Sobre Marcelo

MarceloMarcelo Katayama fundador do site.
Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E Google Analytics). Fazendo Reviews e dando dicas de como escolher colchão!
Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados.

Trabalhou 14 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing.
Atuei também em agências como FBS Mídia, Grupo RBS e Grupo Vega como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM.

Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil e Copywriter pela Você Ligado

76 thoughts on “Garantia de colchões no Brasil

  1. Oi Marcelo, ótimo artigo. Mas tenho uma dúvida real: comprei um colchão D28 light ortopédico da Ortobom em fev de 2019. Em fevereiro de 2020, a placa que creio ser de madeira ou coisa parecida de dentro desse colchão, estava afundada e um lado da cama. E quando afundou parecia que alguma coisa tinha quebrado. Meu filho de 16 anos que usa o colchão, pesa 65kg. Mandei e-mail na loja onde comprei mas logo veio a quarentena e não o tive retorno. Esta semana estive na loja e eles falaram para entrar em contato direto com a Ortobom. Agora pergunto: um colchão ortopédico é pra durar somente 12 meses? Quais direitos eu tenho?

  2. Nos últimos 15 anos, já tive que trocar de colchoes umas 8 vezes.
    Já compramos diversas marcas, pagamos em média R$ 5 mil por colchão, o que indica que não são dos mais baratos mas tb não mais dos mais caros, mas têm aguentado 6 meses, algumas vezes conseguimos a troca, aguentamos por mais 6 meses e então chega a hora de trocar novamente.
    Meu marido é alto 1,90 e pesa cerca de 90 kg, eu tenho 1,59 e 65 kg, ou seja, não era para acontecer isto!!
    Estamos desesperados sem saber para onde correr! Se espuma, molas, molas ensacadas separadas ou coligadas, densidade 30/33, marcas….. enfim… Pedimos socorro.

    1. Olá Marcia tudo bem? Obrigado pelo contato!
      Enviei um email para você! Acho que posso ajudar a escolher seu colchão!

      1. Ola Marcelo, tudo bem?
        Sua orientacao e indicacao foram essenciais para resolvermos o nosso problema. A indicacao do Restonik foi excepcional e estamos muito satisfeitos. Abracao.

      1. Olá Rafaela tudo bem?
        Obrigado pelo contato!
        Enviei um email para você!
        Espero ajuda-la encontrar o colchão ideal

  3. Olá Marcelo,

    Não muito diferente dos casos já colocados acima, minha esposa e eu (85kg e 52Kg) estamos indo para o terceiro colchão em menos de 5 anos, sempre marcas boas e produtos caros, mas mesmo fazendo a rotação de 6 em 6 meses o produto deforma com o tempo.

    Existe alguma marca ou produto que seja 100% Latex ou produto equivalente que possa garantir um sono confortável? Qual a sua opinião sobre os colchões Flow ou Emma?

    Obrigado

  4. Ola, levaram meu colchao a seguradora sem deixar outro no lugar, ele da bolinhas e rasga. Ja foi trocado durante a garantia da loja pelo mesmo problema, mas a pessoa que analizou so foi na minha casa fazer a analise. A seguradora pode fazer isso, pois nao tenho outro lugar para deitar.

    1. Olá Eziane, não sei te responder esta sua duvida, cada loja ou fábrica trabalha de formas diferentes, Seguradoras também, sugiro questionar a loja, verifique seu certificado de garantia no que ele cobre e como e quando são feitas, pois a maioria das trocas ocorrem simultaneamente.
      Espero ter ajudado.

  5. Comprei um colchão da marca castor, não tem nem quinze dias de uso e ele já está afundando no lugar que deitamos.

    1. Olá Aparecida tudo bem? Entre em contato com a empresa e exija seus direitos, você tem garantia legal de 90 dias, e a Castor alguns modelos chegam ter uma garantia de até 2 anos no estofamento. Acredito que seu colchão tenha um certificado de garantia.
      Leia ele atentamente.
      Espero ter ajudado!

  6. Olá! No meu caso, o meu colchão apresentou afundamento. O Fabricante me pediu pra encaminhar o colchão pra assistência. Minha dúvida é se eles não tem a obrigação de enviar um técnico na minha casa. Pois enviar o colchão é muito caro é ainda pode ser que eles digam que nem e caso de garantia. O que fala a lei nesse caso??

    1. Olá josé Augusto tudo bem? Obrigado pelo comentário!
      Se tiver dentro do prazo de 90
      Após isso você precisa ler o certificado anexo ao colchão.
      Enviei um email para você.

  7. Olá. Existe alguma lei nacional que impõe as empresas a um limite máximo de garantia de colchões no Brasil? Por ex: Empresa ‘x’ nao pode dar 10 anos de garantia no colchão, porque a lei ‘33321312…’, permite apenas máximo de 5 anos para colchoes. Ou as empresas não dão mais que 5 anos somente por que nao querem? Belo artigo! 🙂

    1. Olá Cássio, obrigado pelo comentário
      Não existe nenhuma lei, a única lei é a garantia minima de 3 meses!
      Existe uma Fake News que muitas lojas e fabricantes utilizam que o Inmetro ou a Abicol limitam a garantia de um ano!
      Mas isso é apenas um argumento para fugir do porque a garantia só tem 1 ano.
      Mas fique atento pois algumas marcas de 1 ano de garantia são melhores que algumas que dão 10 a 15 anos de garantia.
      Infelizmente existe jogadas de marketing e muitos Asteriscos nas garantias atuais.
      Espero ter ajudado

  8. Olá, Marcelo. Boa noite!
    Gostaria de saber qual colchão (de preferência queen) você recomenda para mim (1m82, 80kg) considerando essas questões de garantia, durabilidade e custo benefício e se tem alguma dica de baú box também.
    Obrigado!

  9. Bom dia,Marcelo. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Comprei um colchão da marca Anjos, recebi no dia 12/03/21. Na entrega o box apresentou uma avaria, na nota assinada apontei que estava com um ponto rasgado. A loja disse que iria providenciar a troca, mas até agora nada. Nesses dez dias de uso do colchão percebi que o mesmo está com várias deformidades no tampo causando desconforto ao dormir. Como devo proceder para que seja atendida nessa questão? Obrigada pela atenção!

  10. Bom dia, Adquiri há 3 dias um colchão ortobom d28 na loja carrefour da Barra da Tijuca, e segundo as tabelas de densidade seria esta a ideal para meu peso e altura (81kg, 1m88) Contudo, o colchão é duro demais, acordo com dores no corpo e não consigo dormir bem. Qual o colchão ideal para mim? A Ortobom efetua trocas ?
    Obrigado
    Carlos Otávio Esteves Melo

  11. Comprei 2 colchões na empresa ProHouse, a dois meses +- venho sentindo um cheiro estranho no quarto, demorei para descobrir que vinha do colchão, mesmo morando em apto novo, sem umidade, batendo sol no quarto a lateral do colchão esta cheirando a mofo, qdo peguei a nf vi que a compra foi feita em ago/2020, comecei a usar o colchão em nov/2020 qdo mudei, o vendedor nao esta mais na loja e quem me atendeu falou que a garantia venceu…eu sei que venceu, mas tive um colchão GuardaCosta por 14 anos e mesmo com a minha filha tendo feito xixi, vomitado, num quarto mais umido, nunca cheirou a mofo e agora que mudei, comprei esse novo, ja aconteceu isso, como posso proceder?

  12. Gostaria que fosse melhor explicado a situação das molas ensacadas, pq comprei um colchão e em 06meses as molas já deram defeito e como a garantia é 90 dias, como fica isso?

  13. Por favor …Gostaria de saber , o que significa garantia tipo “D” para colchões ⁉️

    1. Olá Andreia tudo bem? Obrigado pelo comentário
      Não existe um índice de garantia, eu acredito que seja a politica da empresa, com níveis de garantia.
      Enviei um email para você.

  14. Bom dia, primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo e pelo site! Gostaria também de pedir uma orientação: comprei um colchão de molas ensacadas individualmente, com espuma convencional na parte de conforto (onde deitamos), o colchão supostamente suporta 150 kg/m², eu peso 52 kg (1,65 cm de altura) e meu marido pesa 105 kg (1,83 cm de altura), com 1 mês de uso o colchão afundou (na parte de espuma), a marca trocou a parte de espuma e devolveu o colchão, logo depois (1 mês de uso da nova espuma) essa deformação voltou a ocorrer e eles trocaram novamente a espuma. Na terceira vez que a espuma voltou a afundar pedi o reembolso do produto e a devolução do colchão para a fábrica, agora eles disseram que nas 2 primeiras vezes eles conseguiram constatar o defeito por foto e que na foto da terceira vez não existe defeito, que é apenas a “acomodação” normal do colchão (as fotos das 3 vezes mostram a mesma deformação). A empresa disse que o meu colchão pode sofrer 10% de acomodação na parte da espuma, então como meu colchão tem altura total de 32 cm, eles dizem que ele pode afundar a espuma até 3,2 cm. Essa é realmente a acomodação aceita pelas normas? Aliás, meu colchão tem selo Pró-espuma, que diz ter requisitos superiores às normas técnicas, mas não consegui encontrar a norma deles. Já li as ABNT NBR 15413-1 (Colchão de molas e bases – Parte 1: Requisitos e métodos de ensaio) e 13579-1 (Colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano e bases), mas não consigo entender muito bem se devo adotar a deformação da 15413 ou 13579 e se essa deformação é em relação a altura total do colchão ou a altura da espuma de revestimento superior, o meu objetivo é chegar num argumento técnico bom o suficiente para abrir um processo contra eles e ter a devolução do meu dinheiro para finalmente comprar o colchão com outra marca que realmente tenha qualidade.
    Agradeço desde já pela atenção!

    1. olá Amanda tudo bem? Obrigado pelo comentário e elogio.
      Sobre a acomodação, é de 3,2 pois o colchão é de molas, então a acomodação é baseado na altura total e não por componentes, por isso eu tenho ressaltado para não comprar colchões baseado em beleza pois quanto maior o colchão maior o afundamento permitido.

      Sobre o Pró Espuma dizer que a qualidade é superior vai depender muito do ponto de vista. Na minha opinião que avalio muitos colchões sim eles tem um valor maior pois os colchões são testados com frequência maior e avalizado por um terceiro e com padrões mais rigorosos de testes do que o do Inmetro.
      Não é um titulo de ser melhor.
      Mas na questão ABNT eles seguem os mesmos padrões.
      Sobre ter um argumento técnico vai depender do que está escrito no certificado de garantia.
      https://www.dicasdecolchoes.com.br/quando-trocar-o-colchao-mitos-e-verdades/
      Espero ter ajudado

  15. Comprei um colchão ortobom na loja e este estava com buraco logo na cabeceira,o vendedor falou que este buraco aconteceu por motivo de estar armazenado em pé e depois de certo tempo de uso ele volta ao normal,isto é verdade?por este motivo concordei em comprá-lo e deram um desconto.ate quando devo esperar para ver se volta ao normal.nao pequei a garantia más tenho a nota fiscal.

    1. Olá Carlos tudo bem? OBrigado pelo comentário, o colchão é de molas ou espuma?, de molas o colchão de acordo com as melhores práticas não se deve armazenar de pé.
      Se vai voltar não posso lhe afirmar.
      Qualquer duvida mandei um email para você.

  16. Me surpreendi com a falar de compromisso dos fabricantes de colchão e da nossa legislação que permite tal abuso.
    Pois pagar próximo de R$5.000,00 num colchão de mola que diz ser de qualidade para ter no máximo um ano de garantia…
    Lembro de um colchão de mola que comprei da marca Intercoil que tinha garantia de 12 anos e durou muito mais, sem qualquer assistência.
    Só troquei porque realmente pelo uso, começou a rasgar o tecido, mas a espuma e as molas, intactas em 12 anos e com 14, o tecido danificou.
    Mas valeu cada centavo.
    Porém, nem essa marca oferece a mesma garantia.

    1. Olá Fernanda tudo bem?
      Não entendi direito a sua duvida.
      A garantia quem oferece é a fabricante, não existe legislação sobre a garantia ser de no máximo um ano.
      Existem empresas que oferecem garantia maior que um ano.
      Qualquer duvida estou a disposição

  17. Oi Marcelo! Tudo bem? Como faço para ler o certificado de garantia dos colchões antes de comprar o colchão?

  18. Artigo excelente!
    Operei artrodese de lombar, tenho que reoperar, tenho 3 hérnias de disco na cervical e escoliose! Tenho um colchão com molas ensacadas interligadas, com 30cm.
    Chega!
    Vou tentar seguir suas orientações preventivas básicas. Parabéns e muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*