Colchão ortopédico, ele existe ou é apenas jogada de marketing? Madeira, isopor, espuma, molas e com terapias.
Você já deve ter escutado o termo colchão ortopédico alguma vez na vida.
A primeira impressão é que são feito para dores nas costas, mas será que é verdade?
Fui pesquisar e infelizmente não existe literatura para o termo, muito achismo e quando pesquisei em outros países o pensamento é o mesmo:
O termo colchões ortopédicos é apenas para dar ênfase que o colchão é bom para coluna e varia de empresa para empresa.
Tem marcas que dizem ser de molas, outros de espuma, outros com madeira e chapa de EPS, ou qualquer colchão duro serve como ortopédico.
Confesso que quando fui vendedor, dizia que os ortopédicos eram os de madeiras e os de espuma seriam os semi-ortopédicos, mas sempre achei um pouco confuso o termo, pois quando atleta eu ia no ortopedista para tratar lesões nos pés e braços.
Desde que lancei o site, este termo caiu em desuso, pois trabalhar com inúmeras marcas e modelos cheguei a conclusão que o termo não passa de marketing.
Fui pesquisar sobre o assunto, e descobri que a maioria são matérias copiadas de sites que utilizam o termo de forma deliberada.
Definição de Ortopedia
Pois se analisarmos ortopedia na medicina a definição é:
A ortopedia consiste na especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos
Centro Médico Matsumoto*¹
Portanto um colchão duro ou com madeira não tem nada a ver com coluna.
O fato de ser duro, não deveria ter esta visão, pois um colchão duro pode sim dar dores nas articulações e ossos.
Se pararmos pra pensar que o colchão é feito para o descanso e com várias funções, o termo ortopédico é para dar apenas enfâse.
Quem acompanha o site, sabe que não existe o melhor colchão e sim o colchão ideal para cada pessoa.
Por isso o termo ortopédico vai variar de empresa para empresa.
Algumas vão dizer que são os de madeira, outros os de espuma, outros com Poliestireno Expandido( conhecido como Isopor) até mesmo colchões de molas ortopédica.
Portanto não se apegue ao termo e sim ao conforto que lhe agrada e com os benefícios de você dormir bem e acordar revigorado.
Cada pessoa é única e isso deve ser respeitado, leve em consideração o seu sono e não a comissão do vendedor, pense nisso!
Caso você não leu, temos alguns artigos que vão te ajudar a entender este raciocínio.
- Colchão duro, mitos e verdades.
- Colchão que causa dores nas costas
- Colchão Firme ou Macio, qual é melhor?
FAQ Colchão Ortopédico
O melhor é aquele que se adapta ao seu biótipo e sua forma de dormir, o termo ortopédico varia de empresa para empresa, cada uma define o seu modelo, para chamar de “ortopédico“. Sendo de madeira, espuma ou molas.
Sim, todo colchão tem a função para o descanso, mas se atente do que é feito o colchão e se o conforto lhe agrada pois o termo ortopédico é muito generico no mercado brasileiro.
Sim, cada empresa define o colchão ortopédico de acordo com sua interpretação, sendo assim você vai encontrar molas ortopédica e colchões de molas com nome ortopédico.
Na definição da maioria das empresas sim, geralmente o colchão mais firme ou duro recebe a denominação de ortopédico.
Para pessoas com problemas na coluna, mas este termo na área da saúde está caindo em desuso devido as novas tecnologias e inconsistência do setor colchoeiro, aqui no site evitamos indicar com este tipo viés, pois existem colchões de vários tipos com o termo “ortopédico”.
Qual a diferença entre um colchão ortopédico e normal?
Atualmente não há diferença, principalmente aqui no site, pois cada empresa define o termo “colchão ortopédico” como bem entender, pois não há uma literatura confiável sobre o tema.
Já encontramos mais de 8 tipos de colchões sendo comercializados como “ortopédico” não sei se é por má intenção ou falta de conhecimento, por este motivo é difícil dizer de forma contundente.
Esta diferença entre colchão normal e ortopédico vai depender de cada empresa e sua interpretação.
Aqui preferimos indicar colchões firmes e estáveis para quem insiste em buscar este tipo de colchão com viés de cura/tratamento, mas para a maioria dos leitores não utilizamos o termo para indicar.
3 meses a 15 anos, vai depender da garantia contratual e como você utiliza o produto, como alguns são de madeira ou EPS, caso tenha impactos podem quebrar, outras são reforçadas, por isso leia o manual e o certificado de garantia para se assegurar.
De espuma são semi ortopédicos de acordo com algumas empresas e os de chapa rígida como EPS e madeira os ortopédicos, mas esta informação só é valida entre modelos da mesma marca. Pois tem empresas que definem o de espuma com esta finalidade.
Talvez, pois magnético vem dos imãs, existem colchões de espuma, molas com imãs, o fato de ser ortopédico depende de muitos fatores e não apenas do imã. Como empresas que vendem colchões magnéticos tem em sua maioria o viés de cura/tratamento logicamente utilizar o termo na negociação/propaganda é fundamental.
Conclusão
O termo colchão ortopédico vai variar de empresa para empresa, todo colchão tem a finalidade para você dormir, nenhuma empresa vai fazer um colchão para te dar dores nas costas, existe um para cada tipo de pessoa.
O fato do nome ter o termo não quer dizer de forma contundente que tem este viés, pois nenhuma empresa irá colocar em contrato que você vai curar, apenas colocar na propaganda que o colchão ajuda.
Pois dormir bem é o que fortalece e ajuda na recuperação de muitas enfermidades e problemas de coluna está inclusa, portanto todo colchão seria na teoria “ortopédico”
Gostaram? Ainda tem dúvidas sobre os colchões ortopédicos? Deixe seu comentário ou mande uma mensagem em nossas redes sociais.
Você vai gostar também:
As melhores marcas de colchões do Brasil
Qual o pior colchão? Ele existe?
*¹Fonte para o termo ortopedia: https://www.centromedicomatsumoto.com.br/blog/ortopedia-o-que-voce-precisa-saber-sobre-essa-especialidade
One thought on “Colchão Ortopédico, mitos e verdades”