Os ciclos do sono

Os ciclos do sono

Se você quer dormir melhor, é indispensável entender mais sobre os ciclos do sono e o funcionamento do corpo quando estamos dormindo. Assim, as medidas corretas para melhorar o descanso noturno podem ser adotadas.

De maneira geral, existem 4 fases do ciclo do sono, que são distribuídas ao longo da noite. Acompanhe o conteúdo que separamos para você e entenda como cada uma delas funciona!

Como funcionam os ciclos do sono?

Os ciclos do sono possuem um funcionamento incrível. São eles os responsáveis por regular o nosso funcionamento biológico. O mais interessante é que você não precisa fazer nada para que esse período seja efetivamente útil para o seu organismo.

O tempo de duração de cada ciclo depende tanto de sua natureza, quanto do tempo médio de sono da pessoa. De maneira geral, o primeiro ciclo de sono, dividido em duas etapas, dura cerca de 90 minutos. Os demais possuem um período um pouco maior, de 100 minutos.

Uma pessoa adulta precisa de 7 ou 8 horas de sono diariamente. Isso tem tudo a ver com os ciclos, pois o período mínimo é necessário para satisfazer todos eles. Acompanhe as fases a seguir.

Primeira fase do sono leve

O processo integral começa com o primeiro ciclo do sono leve, o mais curto de todos. Esse é aquele período que estamos pegando no sono, mas não estamos completamente adormecidos.

Você já deve ter sentido a sensação de estar em contato com a realidade, ou seja, estar consciente, mas quase dormindo. É isso que caracteriza essa fase inicial.

Ela é importante para promover o relaxamento dos músculos, a diminuição da respiração e a preparação do corpo para o estado de dormência. É por conta de todas essas características que muitos tendem a se mexer durante o sono leve.

Segunda fase do sono leve

A segunda fase do sono leve é a última etapa desse ciclo, caracterizada pela atenção e dormência ao mesmo tempo. Se você quer dormir melhor, é importante ficar de olho nas distrações nesse período.

É essa a fase que estamos vivendo quando o corpo já está adormecido, mas a mente continua alerta. Isso significa que é fácil acordar com qualquer barulho externo, ou com movimentos bruscos.

Essa é uma etapa muito importante para o desenvolvimento dos ciclos do sono. Afinal, é a partir dela que ocorre a entrada nos estágios mais profundos, em que o organismo realmente se renova e fortalece suas defesas.


Sono profundo

Quando entramos na fase de sono profundo, o corpo já não é mais capaz de sentir estímulos externos, na maioria das vezes. Esse é o período em que o organismo se encontra bastante desligado da realidade, para que os processos básicos do sono ocorram.

A mente ainda não está funcionando, característica presente na próxima fase do ciclo do sono. Por isso, uma pessoa em sono profundo não sonha e não tem sensações conscientes.

Os músculos estão relaxados e os esforços estão voltados à reparação de qualquer necessidade que surge durante o período diurno. Desse modo, essa é uma das vezes mais importantes do processo global.

Sono REM

O sono REM tem algumas características bastantes distintas. Essa é a última fase dos ciclos do sono, e a que possui a mente mais ativa. Além disso, é o período que dura mais tempo, em comparação com os outros ciclos.

O corpo está totalmente voltado para processos internos, com pouca ou nenhuma resposta a estímulos externos. Entretanto, como essa é a fase dos sonhos, os movimentos estão presentes.

O período é caracterizado por movimentos rápidos dos olhos e aumento da frequência de batimentos cardíacos. Se você tem um sono agitado ou algum distúrbio, é provável que se mexe muito durante o sono REM.

Leia Mais: Tudo sobre o sono REM

Conclusão: Ficou mais simples agora sabendo quais são os ciclos do sono, certo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os ciclos do sono, está na hora de aprender como dormir melhor. Não se esqueça de respeitar o período diário de sono, de acordo com o seu relógio biológico.

Leia mais: Garantia de colchões


Array
Sobre Marcelo

MarceloMarcelo Katayama fundador do site.
Atualmente é o maior blogueiro imparcial de colchões do Brasil, com mais de 30 mil visitantes únicos por Mês (SEMRUSH E Google Analytics). Fazendo Reviews e dando dicas de como escolher colchão!
Atua como consultor de marketing digital para pequenas empresas de forma autônoma e atua com marketing de afiliados.

Trabalhou 14 anos no mercado de colchões como vendedor, gerente comercial de lojas e analista de marketing.
Atuei também em agências como FBS Mídia, Grupo RBS e Grupo Vega como executivo de contas e foi Gerente de Relações Públicas no Grupo Colombiano JOM.

Formado em análise de sistemas pela FATEC-SP com especialização em Google Ads Expert Search pela Goobec Brasil e Copywriter pela Você Ligado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*